Atividades de planejamento desenvolvidas na oficina referente às unidades 13 e 14 do TP 4 de Língua Portuguesa
Gislene de F. Alves, Marlene Emidio de Almeida, Sônia Bravin
Cidadezinha qualquer
Objetivos:
· Identificar elementos de texto poético e interpretá-lo;
· Conhecer a biografia de Carlos Drummond de Andrade.
Conteúdo: leitura e interpretação do poema “Cidadezinha qualquer” (TP 4, p. 97, Unidade 14)
Turma: 9º ano
Tempo: 2 aulas de uma hora cada
Material: biografia do autor e o poema.
Desenvolvimento: leitura da biografia do autor, leitura do poema, observando os elementos apresentados: imagem, estrutura gramatical (professor e alunos)
Avaliação: escrever um texto falando sobre a cidade onde mora e seus costumes (alunos).
Idelmar Wili Kaiser, Silvane Vargas do Nascimento, Roberto de Oliveira Souza
Objetivo: incentivar o aluno a conhecer e comparar os tipos de cidades.
Conteúdo: leitura informal e interpretativa sobre cidades.
Turma: 9º ano
Tempo: 2 aulas
Material: papel sulfite, craft, cartolina, pincel e tinta
Desenvolvimento:
· Apresentar o título do texto Cidadezinha qualquer, estabelecer um diálogo informal sobre ele, verificando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto.
· Entregar o texto e dele fazer uma leitura.
· Com o texto em mãos, pedir aos alunos que identifiquem o tipo de texto.
· Pedir que expressem suas opiniões sobre o texto.
· Entregar outros textos que falem de cidades: música, etc.
· Elaborar um texto sobre sua cidade.
Avaliação: será feita no decorrer de cada atividade proposta.
Ivoneide, Elifânia, Maria José
Objetivo: propiciar ao aluno atividades que o levem a refletir sobre a cidade em que vive e a expressar tanto de forma escrita como oral a diversidade de lugares que existem e que podem ser explorados.
Conteúdo: biografia, poema, adjetivo, interjeição, vocativo e descrição.
Desenvolvimento:
1ª etapa: exploração, por meio de perguntas, do conhecimento prévio dos alunos sobre a cidade em que vivem:
1. O que você entende pelo título “Cidadezinha qualquer”?
2. Você caracteriza a cidade em que vive como uma “Cidadezinha qualquer”?
2ª etapa: exploração do poema “Cidadezinha qualquer” com leitura.
3ª etapa
3. O que você entendeu do poema?
4. Há algum elemento dentro do poema que faz você lembrar de sua cidade?
5. Analisando as diversidades de lugares que existem e que você conhece, descreva a cidade ideal para alguém viver.
6. No poema, observamos que há um adjetivo. Retire do texto esse adjetivo e explique que significado ele dá ao texto.
7. Localize no texto a expressão que parece ser um vocativo, mas que é uma interjeição.
8. Sabendo que janela é um objeto, como você interpreta o verso “Devagar... as janelas olham”?
Cronograma:
1ª aula: pesquisa da biografia do autor
2ª aula: desenvolvimento
3ª aula: correção oral e discussão
4ª aula: confecção de artes plásticas
Nenhum comentário:
Postar um comentário