sexta-feira, 26 de junho de 2009

Oficina 7 - Língua Portuguesa

Atividades de planejamento desenvolvidas na oficina referente às unidades 13 e 14 do TP 4 de Língua Portuguesa

Gislene de F. Alves, Marlene Emidio de Almeida, Sônia Bravin

Cidadezinha qualquer

Objetivos:

· Identificar elementos de texto poético e interpretá-lo;

· Conhecer a biografia de Carlos Drummond de Andrade.

Conteúdo: leitura e interpretação do poema “Cidadezinha qualquer” (TP 4, p. 97, Unidade 14)

Turma: 9º ano

Tempo: 2 aulas de uma hora cada

Material: biografia do autor e o poema.

Desenvolvimento: leitura da biografia do autor, leitura do poema, observando os elementos apresentados: imagem, estrutura gramatical (professor e alunos)

Avaliação: escrever um texto falando sobre a cidade onde mora e seus costumes (alunos).

Idelmar Wili Kaiser, Silvane Vargas do Nascimento, Roberto de Oliveira Souza

Objetivo: incentivar o aluno a conhecer e comparar os tipos de cidades.

Conteúdo: leitura informal e interpretativa sobre cidades.

Turma: 9º ano

Tempo: 2 aulas

Material: papel sulfite, craft, cartolina, pincel e tinta

Desenvolvimento:

· Apresentar o título do texto Cidadezinha qualquer, estabelecer um diálogo informal sobre ele, verificando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto.

· Entregar o texto e dele fazer uma leitura.

· Com o texto em mãos, pedir aos alunos que identifiquem o tipo de texto.

· Pedir que expressem suas opiniões sobre o texto.

· Entregar outros textos que falem de cidades: música, etc.

· Elaborar um texto sobre sua cidade.

Avaliação: será feita no decorrer de cada atividade proposta.

Ivoneide, Elifânia, Maria José

Objetivo: propiciar ao aluno atividades que o levem a refletir sobre a cidade em que vive e a expressar tanto de forma escrita como oral a diversidade de lugares que existem e que podem ser explorados.

Conteúdo: biografia, poema, adjetivo, interjeição, vocativo e descrição.

Desenvolvimento:

1ª etapa: exploração, por meio de perguntas, do conhecimento prévio dos alunos sobre a cidade em que vivem:

1. O que você entende pelo título “Cidadezinha qualquer”?

2. Você caracteriza a cidade em que vive como uma “Cidadezinha qualquer”?

2ª etapa: exploração do poema “Cidadezinha qualquer” com leitura.

3ª etapa

3. O que você entendeu do poema?

4. Há algum elemento dentro do poema que faz você lembrar de sua cidade?

5. Analisando as diversidades de lugares que existem e que você conhece, descreva a cidade ideal para alguém viver.

6. No poema, observamos que há um adjetivo. Retire do texto esse adjetivo e explique que significado ele dá ao texto.

7. Localize no texto a expressão que parece ser um vocativo, mas que é uma interjeição.

8. Sabendo que janela é um objeto, como você interpreta o verso “Devagar... as janelas olham”?

Cronograma:

1ª aula: pesquisa da biografia do autor

2ª aula: desenvolvimento

3ª aula: correção oral e discussão

4ª aula: confecção de artes plásticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário